Você já ouviu falar do treinamento funcional? Essa modalidade de exercícios está cada vez mais popular no segmento fitness.

O treinamento funcional se destaca principalmente pela dinâmica se comparado com os treinos convencionais. Suas características principais são a mistura de diferentes habilidades físicas em um único exercício, baseando-se em movimentos naturais do corpo humano, como: correr, agachar, pular, levantar, empurrar, puxar e girar. Além disso, esse tipo de treinamento compreende exercícios voltados aos objetivos do praticante, sendo elaborados para a obtenção do resultado que o indivíduo necessita. Dessa forma, o corpo – ao invés de se concentrar em treinos para grupos de agrupamento específicos como ocorre na musculação tradicional – passa a trabalhar a força muscular de forma global unindo flexibilidade, condicionamento, resistência, aptidão cardiorrespiratória, equilíbrio, coordenação motora e agilidade. Isso sem falar da motivação, superação e aumento da auto estima.

O TREINAMENTO FUNCIONAL NO CENTRO DE LUTAS NOVA GERAÇÃO LEBLON

Por oferecer ao aluno uma alternativa aos exercícios mais convencionais das academias, o praticante sai dessa rotina da grande parte dos aparelhos que trabalham um músculo por vez em movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados. No treinamento funcional, o praticante aciona músculos e articulações através de diferentes sequências de exercícios focados, utilizando alguns acessórios, como: bases instáveis, cordas, elásticos, cones, discos, hastes e bolas. Dessa forma, o treinamento funcional colabora para reduzir o percentual de gordura, perder peso, aumentar a massa muscular e promover melhorias cardiovasculares, pela combinação mais complexa de diferentes exercícios em inúmeras variações.

O treinamento funcional reúne em uma atividade física força muscular, flexibilidade, condicionamento, resistência, aptidão cardiorrespiratória, equilíbrio, coordenação motora e agilidade. O treinamento funcional se destaca principalmente pela dinâmica se comparado com os treinos convencionais.